Giro UST – Boletim Informativo 3ª Edição

Treinamento de roguing para equipe técnica da UST

A equipe técnica da UST (Usina Santa Terezinha) recebeu treinamento para a realização do procedimento de roguing na cana-de-açúcar, oferecido pela RIDESA-PR (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético) na sede Regional em Paranavaí, PR.

O treinamento foi conduzido por profissionais altamente qualificados, com ampla experiência no melhoramento genético da cana-de-açúcar, do quadro de técnicos da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

O roguing consiste na avaliação visual do canavial, identificando problemas que possam existir. É uma prática importante para garantir a qualidade, principalmente das áreas de muda, pois permite a detecção de doenças, pragas e variedades indesejadas, além da avaliação da sanidade e desenvolvimento das folhas e colmos.

As equipes foram treinadas na metodologia adequada para o roguing, realizando práticas de execução. No dia, foram realizadas dinâmicas de campo para um melhor entendimento da equipe, além da apresentação dos descritores varietais como ferramenta de auxílio para a identificação de misturas varietais.

As equipes retornaram preparadas para o roguing, garantindo mudas e canaviais de qualidade.

UST realiza círculo de reuniões sobre impermeabilização das lagoas industriais

Nas últimas semanas, o grupo UST realizou reuniões nas unidades industriais para discutir as condições das lagoas industriais de vinhaça e água residuária, visando a melhoria dos seus processos e planejamento de futuros projetos.

As reuniões contaram com profissionais de diversas áreas, englobando agrícola, industrial e meio ambiente, além de profissionais externos de empresas parceiras. Devido à diversidade das unidades, as discussões foram bastante ricas, pois o benchmark interno auxiliou na avaliação das melhorias, de acordo com cada realidade. Foram avaliados ainda aspectos relevantes, como terreno, alocação das lagoas, das fábricas de adubo, logística e aplicação dos resíduos.

A partir das reuniões, cada unidade iniciou a elaboração de um plano de ação, que deverá ser avaliado e aprovado antes da implantação dos projetos sugeridos. Esta elaboração conta com as seguintes etapas:

· Levantamento das condições;

· Avaliação da capacidade de redução do consumo e captação de água, e, consequentemente, da geração de resíduos;

· Planejamento de melhorias;

· Execução dos projetos aprovados.

Rotação de culturas e mix de cobertura em plantações de cana-de-açúcar

A rotação de culturas é uma prática agrícola que consiste em alternar espécies vegetais no decorrer do tempo, numa mesma área agrícola. Ela traz diversos benefícios, como a melhoria da fertilidade do solo, o controle de pragas e doenças e a redução da dependência de insumos específicos.

No último ano, as Unidades da UST implementaram o uso de mix de coberturas, com a intenção de ampliar os benefícios da rotação de culturas. Os mix de coberturas são compostos por diferentes culturas, como leguminosas, grãos e gramíneas. Essa diversificação ajuda a quebrar o ciclo de pragas e doenças, disponibiliza nutrientes, melhora a microbiologia do solo e aumenta os teores de matéria orgânica.

Para garantir a boa implantação e acompanhamento do uso do mix de coberturas, as Unidades da UST realizaram visitas técnicas com o especialista na área, o Prof. Ademir Calegari. Nas visitas, as equipes técnicas puderam aprender sobre os benefícios de cada planta presente no mix plantado e conhecer um pouco mais sobre as características e morfologia de cada uma das plantas.

A implementação bem-sucedida de uma rotação de culturas e/ou mix de cobertura em plantações de cana-de-açúcar exige um planejamento cuidadoso e a consideração das condições locais.

Unidade Terra Rica recebe comitê multidisciplinar para redução de perdas industriais

No mês de outubro, o cluster Norte desenvolveu uma ação para melhoria das perdas na unidade de Terra Rica. A ação contou com a experiência de profissionais nas áreas de automação, moagem, produção de açúcar/etanol e controle de qualidade, que, em conjunto com os profissionais da unidade, realizaram um excelente trabalho de identificação de pontos de melhoria e diminuição de perdas, melhorando todo o resultado de eficiência da planta, gerando valor à unidade e ao grupo UST.

O diferencial desse projeto foi a união da equipe em “colocar a mão na massa” junto com o time interno. A participação ativa e o incentivo da diretoria agroindustrial foram decisivos para o sucesso do projeto.

Proatividade, dinamismo, comprometimento e parceria foram as palavras-chave do sucesso desta ação, reforçando a importância dos valores UST no atingimento das metas, com a integração das áreas e a capacidade de crescimento conjunto da equipe.

Evolução da produção de MPB na Biofábrica em São Tomé

A Biofábrica de produção de mudas pré-brotadas (MPB) deu início à sua produção em São Tomé no mês de setembro de 2019, sendo um importante passo tecnológico para a busca de altas produtividades em nossos canaviais. As mudas pré-brotadas são uma excelente ferramenta para a expansão de variedades promissoras, além da garantia de controle de pragas e doenças no momento da implantação dos nossos canaviais.

Todas as mudas produzidas na Biofábrica são extraídas do viveiro instalado na Fazenda Cecom, onde são introduzidas novas variedades todos os anos. Além disso, temos campos varietais instalados dos institutos Ridesa, IAC e CTC. Todos os processos de produção das mudas são planejados para atender as Unidades ao longo de todo o ano. Em cada Cluster, existe uma estrutura para a realização do plantio mecanizado das MPB.

Desde a instalação do projeto, a Biofábrica vem passando por processos de melhorias, evoluindo tanto a produção de mudas anuais quanto a qualidade das mudas entregues para as Unidades. A produção anual de mudas passou de 1,3 milhões em 2019 para 12,54 milhões em 2023, superando a produção de 2022, que foi de 11,5 milhões.

Atualmente, a Biofábrica MPB está com uma capacidade instalada para produção de 12 milhões de mudas e em projeto de expansão para buscar as 15 milhões até o final de 2025. Com isso, estamos garantindo altos padrões fitossanitários de nossas áreas de muda, além de sempre estarmos inovando com novas variedades de cana-de-açúcar e sendo referência cada dia mais para o setor sucroenergético no Paraná.

Unidade Cidade Gaúcha implanta amostradores contínuos no processo

Em busca de superar desafios, a equipe industrial de Cidade Gaúcha, no decorrer da safra 2023, fabricou amostradores contínuos internamente, para amostragens de torta de filtro, lavagem de cana, águas residuárias e multijatos fábrica/evaporação. Com isso, foi possível identificar as perdas industriais.

Como plano de ação, os funcionários atuaram na parametrização de procedimentos no processo e melhorias em automação, visando a melhor eficiência industrial e, consequentemente, menores perdas.

A equipe Cidade Gaúcha evidenciou, com esforços, dedicação e união, que somos capazes de fazer a diferença. Parabéns pela conquista!

plugins premium WordPress